2º Bimestre / Aula 3 - Mesopotâmia

 

Mesopotâmia - Persépolis

Mesopotâmia

Com o domínio da agricultura, há cerca de 10 mil anos, a humanidade deixou de ser nômade, isto é, de não ter lugar fixo para morar, sobrevivendo da caça e da coleta. Desde então, o homem começou a domesticar plantas e animais e a viver em torno de suas produções, o que levou ao surgimento da primeira civilização: a Mesopotâmia.

Na Mesopotâmia se desenvolveram várias técnicas e muitas invenções. Além disso, foi lá que surgiu a primeira forma de escrita, a roda, a astronomia e desenvolveram com muita maestria a matemática, a engenharia, entre outros conhecimentos.

A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha.

O que é Mesopotâmia?

A Mesopotâmia é uma das primeiras civilizações conhecidas e desenvolveu-se entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, atualmente onde é o território da Síria e, principalmente, do Iraque. Seu surgimento se deu por volta do ano 5.000 a.C.

Mapa da Mesopotâmia

Ao longo de aproximadamente 4.500 anos, foi habitada por diversos povos que ora conviviam em harmonia, ora se confrontavam. Entre eles, podemos citar os sumérios, acádios, amoritas (ou antigos babilônios), assírios e caldeus (ou novos babilônios).

História da Mesopotâmia

Inicialmente, os grupos que lá se estabeleceram eram basicamente caçadores-coletores nômades e produziam instrumentos feitos de pedra, osso e madeira. Aos poucos, esses grupos começaram a cultivar vegetais e animais. Graças a isso, eles passaram a permanecer nos lugares que ocupavam, formando as primeiras aldeias.

Entre os produtos cultivados por eles, podemos citar a cevada, a tâmara, o linho, o gergelim, a cebola, o alho, entre outros. Os primeiros animais a serem domesticados foram ovelhas, cabras, porcos, bois e outros.

É importante ressaltar que a região da Mesopotâmia é desértica, portanto, para o desenvolvimento agropecuário os mesopotâmicos aprenderam a lidar com as condições naturais. Na época das cheias, os rios transbordavam e inundavam as áreas da planície. Quando as águas baixavam, uma mistura de barro e húmus se depositava sobre a terra, favorecendo o cultivo agrícola.

Você já deve ter visto que os egípcios também utilizavam as cheias do rio Nilo para tornar as terras cultiváveis. Por essa capacidade de aproveitar as condições naturais de rios com características parecidas, os historiadores chamam a região compreendida entre a Mesopotâmia e o Egito de “Crescente Fértil”.


As principais características das sociedades que se desenvolveram na Mesopotâmia são:

  • Sociedades hidráulicas (dependência dos rios Tigre e Eufrates);
  • Religião politeísta (crença em vários deuses);
  • Monarquia hereditária (poder passado de pai para filho);
  • Invenção da escrita (cuneiforme);
  • Desenvolvimento da agropecuária;
  • Criação de códigos registrados através da escrita (Código de Hamurabi);
  • Coexistência de vários povos (sumérios, acádios, caldeus, amoritas e assírios);
  • Surgimento da astronomia (observação do céu pelos sacerdotes).


Representação dos assírios.

Quer que desenhe?!?!



Reproduza o mapa mental em seu caderno!

Só vendo mesmo


 

Comentários